Dennis Emanuel Brown "O príncipe herdeiro do Reggae"
- Reggae Revolution
- 20 de mai. de 2020
- 5 min de leitura
Atualizado: 21 de mai. de 2020
Nascido em uma família criativa e musical em 1° de fevereiro de 1957 em Kingston, Jamaica Dennis começou a cantar aos cinco anos de idade. Seu pai, Arthur Brown, era roteirista e ator que apareceu em muitas peças teatrais e televisivas e seu irmão, Basil Brown, era um comediante popular conhecido como 'Man Man', após seu papel na série de rádio jamaicana 'Life In A Hopeful Village' Dennis fez sua primeira aparição pública aos dez anos de idade em uma conferência política na Arena Nacional de Kingston e se apresentou em vários shows como vocalista dos Dragonaires de Byron Lee. "Ele costumava se apresentar no Kingston's Carib Theatre" e também cantou com The Falcons e The Soul Syndicate antes de gravar seu primeiro single para Derrick Harriott em 1969.
"Eu fui o primeiro homem a gravar Dennis Brown. Eu conhecia o irmão mais velho dele ... um comediante. Dennis costumava cantar 'Solomon' nos shows de Byron Lee. Ele era um jovem rapaz falando sobre ele ser um homem grande e a vibração. acabou de sair e nos tornamos amigos, sua primeira gravação ... tinha uns dez ou doze anos de idade ... era 'Obsession', mas nós mudamos o título para 'Lips Of Wine'. (Derrick Harriott)
Dennis passou a trabalhar para vários dos principais produtores de discos da Kingston. Ele gravou dois álbuns para Clement 'Coxsone' Dodd (CS Dodd), 'No Man Is An Island' e 'If I Follow My Heart', e um número incrível de singles clássicos, incluindo 'Cheater' para Clive Chin do selo Randys. Bunny Lee (Bunny Striker Lee) lembrou que, nos estágios iniciais de sua carreira, Dennis foi ensinado por dois dos maiores vocalistas da Jamaica.

"Ele era esperto e um grande ser humano! ... Slim Smith ensinou Dennis Brown a tocar violão ... Slim morava na Orange Street, na esquina atrás da Coxsone's Record Shop, e Dennis morava no grande quintal da North Street. Dennis Brown costumava chamar Delroy Wilson "The Teacher" e é por isso que Dennis Brown era tão versátil porque Slim Smith e Delroy Wilson o ensinaram, dois grandes artistas". Bunny Striker Lee
Joe Gibbs (Joel Gibson) havia contratado Winston 'Niney The Observer' Holness) como produtor interno em 1969 e Niney estava lá nos controles em 1972 quando Dennis cantou 'Money In My Pocket' pela a primeira vez. Uma série incrível de sucessos para a gravadora Observer de Niney se seguiu, onde as dinâmicas produções de Niney com a banda The Soul Syndicate colocaram o jovem Dennis Brown em um novo e emocionante contexto. Já descrito como um "veterano jovem", sua voz "surpreendentemente segura e suas performances dolorosamente sentidas" Dennis continuou a "misturar temas culturais e mais romântico dos lamentos dos amantes", mas suas próprias composições ficaram cada vez mais preocupadas com os temas da "realidade" e o amor universal . Ele fez seus primeiros registros com inspiração rastafari com Niney, incluindo 'Africa We Want To Go' e 'Why Seek More', mas foi em 'Westbound Train' que esta inspiração ficou mais evidente e foi considerado o maior sucesso jamaicano do verão de 1973. Dennis foi eleito o melhor vocalista masculino da revista Swing no final daquele ano.

Dennis viajou pelo Reino Unido pela primeira vez no verão de 1974 como parte de um pacote da Jamaican Showcase que incluía Al Brown, Sharon Forrester, The Maytals e Cynthia Richards. No meio da década, Dennis começou a produzir-se a partir de um de seus melhores e mais sinceros discos, 'Satisfaction Feeling', onde era apoiado por The Heptones. Foi lançado no selo D'Augular's Sounds, mas "nada muito difícil aconteceu com isso realmente ... isso foi apenas um começo para mim", mas indicava a direção que ele tomaria quando estabeleceu o seu próprio selo, DEB (Dennis Emanuel Brown) no inverno de 1976/77.
Ele voltou a trabalhar com The Mighty Two, Joe Gibbs (Joel Gibson) e Errol Thompson, no clássico álbum 'Visions Of Dennis Brown', lançado em 1977. Sua combinação de temas conscientes e canções de amor ecoou o pavor dos tempos. e provou ser o passeio de maior sucesso de Dennis até agora e foi eleito o álbum de reggae do ano por Black Echoes e Melody Maker.
Em 1978, o The Mighty Two lançou uma atualização de 'Money In My Pocket' em um disco de Joe Gibbs de 12 polegadas, onde o vocal de Dennis foi perfeitamente seguido por uma contração do DJ de George Nooks como Prince Mohammed. 'Money In My Pocket' foi o maior hit de Dennis, alcançando a 14ª posição nas paradas nacionais do Reino Unido na primavera seguinte época em que foi lançado na Lightning Records de Londres.
Dois anos depois, Dennis assinou com a A&M Records, lançando o album, 'Foul Play', produzido por Clive Hunt e Joe Gibbs, misturou temas de amor e realidade e incluiu a meditativa 'The World Is Troubled'. Seu próximo lançamento pela A&M, 'Love Has Found Its Way', co-produzido por Willie Lindo, Joe Gibbs e Dennis Brown, foi lançado em 1982. Este álbum foi um grande sucesso e a faixa-título suave e sofisticada chegou ao UK National Charts. O álbum inteiro foi um triunfo e mais tarde foi descrito em 'Reggae The Rough Guide' como "o álbum de reggae mais próximo pode chegar ao público pop internacional sem perder algo muito vital no processo". O último álbum de Dennis a ser lançado pela A&M, 'The Prophet Rides Again', foi produzido por Joe Gibbs, Errol Thompson e Dennis Brown. Lançado em 1983, apresentava uma mistura de ritmos comerciais baseados em funk e faixas do roots reggae.

À medida que cada novo gênero ou estilo rítmico apareceu, Dennis Brown adaptou suas músicas para se encaixar ... e funcionou sempre. Ao mesmo tempo em que atraía o público internacional com seus lançamentos na A&M, ele também era encontrado no alto da onda da dancehall em Kingston. Joe Gibbs produziu 'A Little Bit More' e 'Your Love's Got A Hold On Me' foram dois exemplos irrepreensíveis do domínio total de Dennis sobre o novo estilo. Seus discos para a gravadora Taxi de Sly & Robbie, 'Hold On To What You Got', 'Sitting And Watching' e em particular 'Revolution', foram todos grandes sucessos. Esses primeiros exemplos da abordagem digital trouxeram um sério golpe rítmico e lírico e pressagiaram o trabalho de Dennis com King Jammy (Lloyd James).
Ele era um homem que gostava de cantar e Dennis Brown cantou, cantou e cantou... é um fato indiscutível que ele é responsável por mais clássicos do reggae do que qualquer outro artista na história da música jamaicana. Ele foi adorado e imitado como nenhum outro cantor e, por mais de vinte e cinco anos, sua posição no mundo do reggae foi inigualável, mas ele raramente foi apreciado ou reconhecido pelo mundo exterior. Qualquer pessoa que queira entender a música reggae só precisa entender Dennis Brown ... todos no ramo do reggae queriam imitar o sucesso de Bob Marley, mas todo cantor de reggae queria soar como Dennis Brown e sua popularidade com o público do reggae deveria servir como um explicação sobre o que é a música e o que isso significa para esse público. Ele amava seu povo e eles o amavam de volta.
"É seguro dizer que nenhum outro artista jamaicano teve uma carreira tão rica e musicalmente satisfatória".
Dennis Brown morreu em 1º de julho de 1999 por problemas respiratórios e foi dado um funeral estadual em Kingston, Jamaica, em 10 de julho. Ele foi enterrado no Círculo dos Heróis, onde descansa em paz. Seu espírito vive para sempre em sua música.
Reggae.Revolution
@Reggae.Revolution
コメント